Voltar Página
Parenting in South American and African Contexts (livro em inglês)

A parentalidade envolve um conjunto de valores, crenças e práticas de cuidado de crianças que criam um contexto de desenvolvimento e variam de cultura para cultura. Estudos sobre a parentalidade são de fundamental importância para a compreensão do desenvolvimento humano. Este livro tem nove capítulos e aborda paternidade e cuidado de crianças em dois países da América do Sul (Brasil e Colômbia) e quatro países africanos (Camarões, Gana, Libéria e Nigéria). Ele visa contribuir para o conhecimento sobre o desenvolvimento humano em contextos do mundo majoritário, muitas vezes não considerado na literatura psicológica. Além de trazer dados de diferentes países, concentra-se em diversos cenários do Brasil. Os dados e as discussões incluem mães, pais e avós crenças e/ou práticas, estilos parentais e programas de intervenção voltados para a qualidade dos cuidados dos pais.
Baixar o Livro (gratuito)
Produções em Terapia Cognitivo-Comportamental

Essa obra é composta de uma seleção de trabalhos apresentados em dez anos da Mostra Universitária de Terapia Cognitivo-Comportamental. Dentre eles, estão capítulos dos seguintes membros deste grupo: Maria Lucia Seidl-de-Moura, Deise Maria Leal Fernandes Mendes, Aline Melo-de-Aguiar e Rafael Vera Cruz de Carvalho.
Comprar o Livro
Human Development (livro em inglês)

O desenvolvimento humano tem diferentes significados dependendo da área em que focamos. Para psicólogos, é o processo ontogenético do desenvolvimento individual. Considera mudanças psicológicas sistemáticas que ocorrem nos seres humanos ao longo do curso de suas vidas. Para sociólogos e economistas, entre outros, a principal consideração é o nível macro de países ou regióes e suas condições de desenvolvimento relacionadas às necessidades humanas. Nosso livro tem duas partes. A primeira é intitulada "Desenvolvimento na Ontogênese" e consiste de três capítulos enquanto a segunda é "Desenvolvimento Humano: fatores contextuais", também incluindo três capítulos. Juntas, as duas partes trazem aos leitores uma visão panorâmica dos temas e se complementam. Pesquisadores do desenvolvimento ontogenético não podem ignorar que fatores contextuais são a base deste processo. Por outro lado, cientistas sociais preocupados com variáveis macro precisam lembrar que eles estão lidando com pessoas, que são afetadas de uma forma ou de outra por aquelas variáveis e cujo desenvolvimento é produto da biologia e da cultura.
Baixar o Livro (gratuito)
Bebês Recém-Nascidos - ciência para conhecer e afeto para cuidar - descubra as capacidades dos bebês

Se você é um pai ou uma mãe querendo saber mais sobre crianças e como criá-las, vai achar muita coisa em uma breve visita a uma livraria. Muitos livros e artigos em jornais e revistas são escritos e publicados hoje em dia sobre crianças, bebês e criação de filhos. Um dos problemas dessas publicações, conselhos e programas é que muitas vezes eles não têm nenhuma base científica. Isso preocupa quem se dedica a estudar o desenvolvimento humano, pois achamos que essas ideias e sugestões às vezes são enganosas e não permitem que os pais decidam por si mesmos como agir. Um estudioso do desenvolvimento disse que temos uma responsabilidade com pais e profissionais de saúde divulgando nossos trabalhos para vacinar os pais contra a "pseudociência" à sua volta. Pensando nisso, decidimos escrever esse livro. Ele não é sobre como criar seu filho ou filha. Não vai encontrar nele conselhos ou "dicas". Vai, sim, encontrar informações para que possa conhecer um pouco seu bebê, ou bebês em geral. Acreditamos que todos têm essa capacidade e que os pais são os que melhor sabem sobre isso. Nós, profissionais, só podemos dar base para que as escolhas sejam feitas e para que sejam postos em prática os jeitos de ser de cada família.
Comprar o Livro
Interação Social e Desenvolvimento

O interesse pelos diferentes contextos culturais em que cada criança se desenvolve, pelo processo através do qual se constitui como indivíduo e pelas interações sociais de que participa desde o nascimento mobiliza um considerável número de estudiosos. Esta obra foi concebida com o propósito de reunir algumas contribuições a esse movimento de avanço no conhecimento do desenvolvimento humano. Ela resulta de algumas décadas de pesquisa sobre as interações sociais em períodos iniciais do desenvolvimento humano, e foi desenvolvida por membros do grupo de pesquisa Interação Social e Desenvolvimento, do Instituto de Psicologia, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ
Comprar o Livro
Psicologia Evolucionista

Este livro é o produto da interação de pesquisadores brasileiros ligados ao Projeto do Instituto do Milênio em Psicologia Evolucionista (CNPq/MCT) que se organizaram para produzir o primeiro manual em Psicologia Evolucionista no país. Reúne capítulos que tratam desde aspectos históricos até uma avaliação do estado de desenvolvimento da área, passando por temas gerais, como a organização da mente, o desenvolvimento da linguagem, acasalamento e reprodução, cooperação e agressão e comportamento alimentar.
Comprar o Livro
Observando a interação Pais-Bebê-Criança

No estudo do desenvolvimento humano, as interfaces dos domínios intrapsíquico, interacional e intergeracional constituem um novo campo de pesquisa. A importância das interações sociais tem sido enfatizada em diversas perspectivas teóricas. Os organizadores desse livro acreditam que conhecer várias formas de análise da interação pais-bebê/criança pode favorecer a comunicação, o uso de uma linguagem comum e o compartilhar de conceitos, permitindo trocas mais frutíferas entre pesquisadores com diferentes orientações teóricas e metodológicas. Oferecem aos leitores uma amostra da diversidade das contribuições nessa área, esperando que seja útil em seus trabalhos.
Comprar o Livro
Projetos de pesquisa - Elaboração, redação e apresentação

Este livro teve origem numa publicação das autoras e de Patrícia Ann Paine: o Manual de elaboração de projetos de pesquisa, obra que tem feito muito sucesso desde 1998. Oferece aos leitores informações básicas para a elaboração, redação e apresentação de projetos.
 
Bebês: ciência para conhecer, afeto para cuidar

Cuidar de bebês é uma tarefa que envolve muitas expectativas e dúvidas. Aqueles que cuidam de bebês se esforçam para saber métodos e orientações sobre como fazer isso da melhor maneira possível. Este livro relata anos de pesquisa sobre desenvolvimento de bebês. Fugindo à regra de outras publicações do gênero, não tem a intenção de fornecer fórmulas prontas, mas sim de oferecer ao leitor um estudo científico sobre o desenvolvimento humano.
 
O bebê do século XXI e a psicologia em desenvolvimento

Este livro, que tem por foco o desenvolvimento humano em suas etapas iniciais, procura apresentar e discutir concepções teóricas e evidências associadas ao desenvolvimento infantil, particularmente dos recém-nascidos. Reunindo autores – pesquisadores brasileiros - de orientações teóricas diversas, compõe um quadro interessante em que a "revolução nas concepções sobre o neonato", alcançada nas últimas décadas de estudos, está refletida em suas formulações e linhas de pesquisa.
Comprar o Livro
Pesquisas Brasileiras em Psicologia do Desenvolvimento

Fruto de algumas das atividades de docência e pesquisa desenvolvidas pelo Instituto de Psicologia da UERJ, esse livro foi elaborado como parte integrante de um projeto apoiado pelo Programa de Integração entre Graduação e a Pós-graduação (PROIN) da CAPES.
Estudo psicológico do pensamento

Este livro se compõe de sete capítulos e três anexos, que incluem:
1) referências bibliográficas bem selecionadas;
2) algumas noções básicas didaticamente definidas;
3) indicação das datas que permitem situar os autores citados nas épocas próprias em
que atuaram ou estão atuando no domínio da psicologia.
Comprar o Livro
Voltar Página